Tuesday, January 19, 2010

Lusófonos Invadem o Facebook


Os falantes de Língua Portuguesa do Canadá e de todo o mundo estão tomando conta do Facebook. Depois de passada a ressaca de ano novo, houve uma verdadeira explosão de grupos, comunidades e eventos no site de relacionamentos mais famoso da Internet. Além dos tradicionais artistas e pessoas comuns, há agora lugares onde os lusófonos podem se reunir sob os mais diferentes títulos.

Os maiores grupos são os mais generalistas, como o recordista Todos os Lusófonos do Facebook, que reúne mais de 11 mil pessoas e foi criado por Alex Souza. Com quase dois mil associados há o grupo Eu falo Portguês! I speak Portuguese!, criado por Ivandro Pereira. Em geral esses grupos têm vários objetivos, mas o principal deles é servir de ponto de encontro de culturas que têm em comum a origem de sua língua.

Os lusófonos moradores do Canadá utlizam o Facebook para promover eventos e marcar encontros que valorizem suas culturas originais. O Portuguese Community of Montreal é todo escrito em inglês, tem 450 membros e foi criada por Shawn Francelino Caetano Medeiros. A Communauté brésilienne Québec - Comunidade brasileira Québec tem 90 membros e foi gerada por Hamilton Cidade. Brasileiros em Toronto foi uma iniciativa de Andrew Atella e já reúne 190 pessoas. Os Brasileiros em Ottawa / Brazilians in Ottawa já reúne 210 membros e foi uma ideia de Jorge Pinto. Em Montreal, há o Brazilians in Montreal - Brésiliens à Montreal - Brasileiros em Montreal, iniciativa do trio Raphael Cavalcanti, Geórgia e Marco Osorio que já reuniu 140 pessoas. Vancouver não fica atrás, com Brasileiros em Vancouver, com 47 membros e criado por Juliana Quadros Mollica. Qualquer evento lusófono nessas cidades tem passagem de divulgação obrigatória nesses grupos.

Os mais antigos são movimentos regionais, como a Comissão Desportiva Cultural e Jovens (CDCJ), de Gatineau, a Roda de Samba de Ottawa e a Xpressions Band de Montreal. O Cena Canadense não podia ficar fora dessa e criou sua própria comunidade. O próprio Cena já noticiou outros grupos de programas de rádio e revistas lusófonos no Canadá.

Uma verdadeira rede de informações se criou e ajuda lusófonos do Canadá e do mundo todo a se integrar com uma eficiência nunca vista antes. Bom para todos os que falam a Língua Portuguesa no mundo. Contudo, há algo que deixa parte dos internautas meio chateada. Leandro Goulart, ator e diretor de teatro, reclamou outro dia em seu perfil das pessoas que usam o Facebook para jogar e acabam enchendo as páginas dos outros com comunicados que não o causam interesse. "Eu sou doido para o MST invadir Farmville", disse ele.

No comments:

Post a Comment