Thursday, January 21, 2010

Um Brasileiro Sacudindo Montreal


Hamilton Cidade, o brasileiro que vem sacudindo Montreal com seus eventos e programa de rádio, foi entrevistado pelo Cena Canadense. O simpático guerreirro da cultura está organizando uma Feijoada Brasilusa que já encheu os olhos de vários internautas glutões do Facebook. Seu Programa Sexta Brasil também já é sucesso na cidade e na Internet.

ENTREVISTA:
Cena: É o primeiro evento desta natureza que o senhor organiza? Se houver outros, o senhor pode descrever quais e quando ocorreram?
Hamilton Cidade: Feijoada eu já organizei uma alguns anos atrás no Bayou Brasil. No ano passado organizei juntamente com uma comissão de voluntários o Arraial Fest, ou seja, a festa junina brasileira e foi um sucesso. Na passagem de ano 2010 organizei o Réveillon Viva Rio - Party en Blanc no Lion d'Or em Montreal e foi um outro sucesso de público. Na Université du Québec à Montréal quando estava estudando Animation et recheche culturelles onde me especializei em organização e animação de eventos inter-culturais, tive a oportunidade de organizar diversos eventos com o tema Brasil e lusofonia.

Cena: O que é exatamente uma feijoada brasilusa, existe feijoada em Portugal?
Hamilton Cidade: O evento consiste em criar uma atividade cultural e gastronômica luso-brasileira, tem vários objetivos, entre eles ser uma atividade onde as pessoas possam se divertir e criar novos amigos. No inverno ficamos muito em nossas casas, e atividades como estas são muito boas para sairmos da rotina invernal. Portugal possui uma feijoada maravilhosa, que já tive o prazer de provar. Muitos brasileiros desconhecem esta iguaria, neste caso o evento vai ser o local ideal para descobrir este prato. Sem esquecer que vamos ter dois artistas cantando na festa, um brasileiro e uma portuguesa. No quesito dançante vamos ter uma passista para dar um clima festivo ao evento.

Cena: Quais são as suas relações com o Brasil e com Portugal?
Hamilton Cidade: Sou descendente de portugueses, amo esta raiz, me considero lusófono com orgulho!

Cena: Como é possível encontrar todos os ingredientes de feijoada em Montreal? É preciso fazer alguma adaptação?
Hamilton Cidade: Encontramos todos os ingredientes da feijoada em Montreal. Isto é uma característica da riqueza gastronômica da cidade. Aqui encontramos de tudo um pouco, do açaí a farinha de mandioca. Espero um dia encontrar mais iguarias do norte do Brasil.

Cena: Como se deu a escolha de Rommel Ribeiro para fazer o espetáculo no dia da feijoada?
Hamilton Cidade: Rommel Ribeiro é uma artista de grande talento, vi seu show acústico e achei e acho ideal para cantar no evento.

Cena: Rômmel Ribeiro, apesar de tão jovem, recebeu recentemente, como artista convidado do grupo People Project, o prêmio de "Álbum da Semana" no México, concedido pelo próprio Governo Mexicano. Além disso, ele é uma das mais importantes expressões da música brasileira no Canadá, fazendo sucesso em Montreal, Ottawa e Toronto. Qual é a sensação de se ter um artista desse calibre fazendo um espetáculo durante a sua feijoada?
Hamilton Cidade: Já gostava do Rommel Ribeiro antes dos reconhecimentos, continuarei o apoiando e sua presença vai nos enriquecer de talento e profissionalismo.

Cena: A ideia da feijoada tem algum fundo festivo?
Hamilton Cidade: Claro que sim, feijoada para nós brasileiros é sinonimo de festa. Comemos, encontramos os amigos, crianças encontram amiguinhos, outros vão comparar com às feijoadas do Brasil. Isso é uma feijoada, um conjunto de coisas que fazem parte do evento!

Cena: Como o Consulado Brasileiro apóia a sua iniciativa?
Hamilton Cidade: O consulado nos apoia sempre enviando um comunicado a comunidade brasileira. Isso é muito importante, pois a comunidade brasileira está em crescimento no Québec. Somente no ano passado recebemos na Belle Province mais de mil novos brasileiros. Precisamos ter atividades sócio-culturais para estes recém chegados. Na feijoada todos vamos estar juntos, recém chegados, mais antigos, brasileiros, portugueses, canadenses de origem, então uma boa oportunidade de lazer, cultura e integração.

Links relacionados:
Feijoada Brasilusa
Programa Sexta Brasil
Hamilton Cidade
Rômmel Ribeiro
People Project

Página Inicial

No comments:

Post a Comment