Monday, December 14, 2009

Embaixador de Portugal Parabeniza Centro Português


O Embaixador de Portugal Pedro Moitinho de Almeida esteve na festa de 35 anos do Centro Comunitário Português Amigos Unidos (CCPAU). Ele ressaltou a importância do espaço na preservação da cultura portuguesa em Gatineau. O Presidente do Centro, Alberto Dias, fez uma pequena avaliação de sua gestão, que chega perto do fim.

Em breve discurso depois do jantar de aniversário do CCPAU, o Embaixador destacou que o Centro ajuda na preservação das tradições, da cultura e da Língua Portuguesa no Canadá. Os membros do Centro sabem que suas maiores metas são de fato suas maiores dificuldades, e o Embaixador reconheceu o esforço da comunidade nesse sentido.

O Presidente do Centro, Alberto Dias, aproveitou seu discurso para ressaltar as dificuldades encontradas durante sua gestão. Ele rechaçou as críticas a sua administração e as classificou de mentiras. “É difícil agradar a todos”, disse ele mais tarde em conversa com o Cena Canadense. Alberto Dias resgatou em sua fala o sentimento de união daqueles que construíram o CCPAU.

O Senhor Fernando Henriques, Presidente da Mesa de Assembleia Geral do CCPAU, fez seu discurso lembrando da história de construção do Centro, preocupado com a preservação da união entre os portugueses da localidade. Lembrou do Padre Araújo, citado no livro do 25º aniversário por sua destacada colaboração na tentativa de conseguir ajuda do Governo Português à época da construção do Centro.

“Quem não gosta de respirar o ar de sua terra?”, questionou Fernando Henriques ao afirmar que o CCPAU tem a atmosfera de Portugal. Terminados os rápidos discursos, o Presidente Alberto Dias liderou a abertura de 10 garrafas de champagne para um brinde coletivo. Todos os presentes levantaram suas taças pelo Centro e depois 10 bolos entraram pelo salão ao som de “Parabéns P’ra Você”, tocado pelo grupo Nossa Moda.

O Deputado Federal Marcel Proux e a Deputada de Gatineau Marise Gaurdrean compareceram logo em seguida para prestigiar a festa. Muito sorridentes, cumprimentaram todos os membros da gestão liderada por Alberto Dias. A Orquestra Nossa Moda animou a festa até a madrugada seguinte.

Ao som de músicas portuguesas e brasileiras, pessoas de todas as idades, portuguesas e até brasileiras, dançaram muito e se divertiram bastante. Mesmo os responsáveis pela administração do Centro revezavam-se entre receber bem desde o convidado mais simples ao mais ilustre, cuidar de detalhes técnicos da festa e colaborar nos serviços da cozinha e das mesas.

A timidez de alguns homens fez que um terço das pessoas que dançavam nas pistas fosse sempre composto por duplas de mulheres que não se furtavam da alegria. Segundo a simpática Fátima Costa, do Grupo da Terceira Idade, “os homens não querem, os homens não gostam de dançar”, afirmou dando boas risadas. “Os homens querem ficar no bar conversando e não querem dançar. Então as mulheres dançam”, complementou.

Não foi o caso do Presidente Alberto Dias que, mesmo sem jeito para a dança, ainda arriscou seus passos na pista. Em seguida, uma peça de teatro de comédia organizada por Stephen Pacheco, filho de portugueses e nascido em Ottawa, arrancou muitas gargalhadas da plateia e abriu a apresentação de um excelente grupo de dança chinês.

“Levamos duas semanas para ensaiar essa peça, mas de outra vez levamos até mais tempo, três meses”, afirmou Stephen, que também era responsável pela sonorização da festa. Ele começou a estudar teatro este ano e já é sucesso em sua comunidade. Seu irmão Brian Pacheco e José Tavares aderiram à comédia e ajudaram a entreter os 240 convidados da festa.

A apresentação do grupo de dança chinês trouxe ainda mais beleza à festa. Coloridas e muito elegantes, as performances chinesas encantaram os presentes. O rapaz da espada também agradou a todos com sua performance.

A animação dos portugueses encantou também os que convivem a menos tempo com os membros do Centro. Ricardo Henrique Tabone é brasileiro e casado com uma das Professoras de Português do Centro, Sandra Anacleto. Ele e principalmente a linda filha do casal apreciaram muito a festa. Uma canadense que não se identificou disse que gosta das festas da comunidade. “Eles se juntam, comem, celebram e eu acho isso muito interessante”, disse ela.

Página Inicial

No comments:

Post a Comment