Wednesday, November 11, 2009

Pinturas que Fazem Pensar

Não estamos falando da famosa cantora de Fado portuguesa radicada em Toronto. A artista plástica brasileira Sônia Tavares exporá suas telas no próximo fim-de-semana em Kanata (ON). Será no Fall Art Show & Sale, promovido pelo Kanata Art Club, na Saint Isidore Church entre 10h da manhã e quatro da tarde.

Nascida em Ponta Grossa (PR) e radicada no Canadá há 23 anos, Sônia Tavares vai expor pelo menos 15 telas este fim-de-semana. À medida que forem vendidas, a pintora pretende apresentar novas obras. "É diferente da pintura canadense", adverte ainda emocionada com o sucesso da primeira exposição em outubro passado.

"Eu sou uma pessoa retraída, gosto de ficar em casa. Minha família sempre elogiou minhas pinturas, mas eu nunca acreditei que elas fossem boas o suficiente. Não esperava que provocassem essas reações nas pessoas", confessa a artista que pinta imagens sobre problemas contemporâneos. "Minhas telas têm cores vibrantes, falam coisas atuais e fazem a pessoa pensar", revela.

Temas inquietantes e da ordem do dia, como o aquecimento global e a miséria da humanidade, estão presentes em algumas de suas pinturas. "Eu também pinto flores, mas o principal é isso", referindo-se aos temas sociais globais que a deixam inquieta.

Sônia Tavares pinta desde sua infância, mas quando chegou ao Canadá envolveu-se com outro projeto. "A música é como a matemática, uma linguagem que todo mundo fala e o meu primeiro emprego aqui foi como pianista numa escola de balé clássico", ela nos conta. Mas há dois anos a vida deu uma guinada.

Uma grave crise de labirinto fazia a artista se sentir muito mal quando tocava o instrumento. "Eu dava aulas em casa também e o som do piano me atordoava", lembra-se. "Tive que optar entre a música e a pintura", lamenta deixando claro que gosta das duas atividades. "São emoções diferentes, todas as duas muito boas", complementa.

O Website de Sônia Tavares está sendo desenvolvido por seu neto, mas ainda não está pronto. O mais recomendável é dar uma chegadinha em Kanata para conferir as telas que prometem eletrizar o coração e a consciência social dos admiradores da arte contemporânea.

Serviço:
Sônia Tavares - Exposição
Fall Art Show & Sale
Kanata Art Club
14 e 15 de novembro de 2009
Sábado e domingo
10:00am - 4:00pm
St. Isidore Church
1135 March Road
Kanata, ON

Página inicial

No comments:

Post a Comment